O hipotálamo e a hipófise se relacionam de duas formas:
• Tratos neuronais: relacionam o hipotálamo com a neuro-hipófise.
• Sistema porta-hipotálamo-hipofisário: relaciona o hipotálamo com a adeno-hipófise.
Os principais tratos neuronais são o da ocitocina e o do ADH. Esses hormônios são produzidos nos corpos neuronais hipotalâmicos e migram pelo axoplasma até as terminações na hipófise, onde são liberados na corrente sanguínea.
- Ocitocina: provoca a contração das células mioepiteliais das mamas – para a ejeção do leite, pela contração dos cornetos mamários – e no útero – para produzir contrações uterinas vigorosas no parto, para a expulsão do bebê.
- ADH (hormônio antidiurético) ou vasopressina: faz a regulação das aquaporinas no túbulo contorcido distal do rim, para reabsorver água, produzindo menos urina. A secreção desse hormônio é definida pela osmolaridade plasmática, de forma que a secreção será maior quando a osmolaridade plasmática for maior. No exercício, há perda de água por sudorese e pela respiração e ocorre hemoconcentração, aumentando a secreção de ADH - reabsorvendo mais água.
Hormônios RH (releasing hormon): são produzidos pelo hipotálamo e são levados à adeno-hipófise pelo sistema porta, estimulando a secreção de outros hormônios.
- GnRH: hormônio de liberação das gonadotrofinas (LH e FSH).
- GHRH: hormônio de liberação do GH.
- TRH: hormônio de liberação de tireotrofina (TSH).
- CRH: hormônio de liberação de corticotrofina (ACTH).
Nenhum comentário:
Postar um comentário