No dia 10/12, ocorreu o segundo seminário da disciplina. Quatro grupos apresentaram artigos relacionados a sistema cardiovascular, renal, entre outros.
Um dos artigos apresentados foi sobre os efeitos do treinamento físico sobre os parâmetros cardiovasculares, desordens lipídicas e função endotelial.
O estudo teve 70 participantes com DAC, divididos em dois grupos, o grupo controle com 37 pacientes com DAC e sedentários, e o grupo intervenção com 33 pacientes que fizeram 3 semanas de exercício físico no programa de reabilitação cardiovascular e 3 semanas em casa. O treinamento consistiu em 45 minutos em uma esteira, bicicleta ou a pé, 3 vezes por semana. Foram mensurados parâmetros lipídicos, cardiovasculares e concentração de óxido nitroso antes e depois da intervenção de 6 semanas.
O treinamento reduziu significativamente IMC após as 6 semanas, em relação ao grupo controle, mas não houve diferença significativa no peso corporal e relação cintura-quadril.
O treinamento físico também reduziu significativamente pressão arterial (PAS e PAD) e frequência cardíaca. Houve diminuição significativa dos triglicerídeos e um aumento do HDL após as 6 semanas de treinamento.
Como conclusão, o treinamento físico pode melhorar a PA em pacientes com DAC estávael, reduzindo a necessidade de medicação, e induzem favoravelmente parâmetros cardiovasculares, perfil lipídico e função endotelial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário