segunda-feira, 23 de setembro de 2013

ALONGAMENTO E CONTRAÇÃO MUSCULAR
O alongamento pode ser realizado para relaxar, aquecer e também para aumentar a flexibilidade.
Existem diversos tipos de alongamentos, sendo os mais recorrentes o alongamento estático (ativa reflexo miotático inverso), o balístico (ativa reflexo miotático) e o FNP (inibe o reflexo miotático e ativa o reflexo miotático inverso).
O reflexo miotático origina-se nos receptores ânulo espirais dos FUSOS neuromusculares. Responde ao ESTIRAMENTO de um músculo.
O reflexo miotático inverso possui como órgão sensorial o OTG (órgão tendinoso de Golgi). Responde a TENSÃO a qual os tendões estão sendo submetidos.
O reflexo miotático inverso também é reflexo de proteção, pois quando a tensão aumenta demais, a musculatura relaxa para não se romper. Podemos verificar isso na queda de braço.
O reflexo flexor responde a estímulos agressivos/nociceptivos Por exemplo, ao cravar uma taxinha no pé, flexionamos um lado e estendemos o outro  Uma curiosidade é que para nós, humanos, fazer a extensão não serve para nada, é apenas um resquício dos nossos antepassados. 
O alongamento balístico deve ser usado em treinos de flexibilidade e como aquecimento; o estático, para treinar a flexibilidade e para relaxar; e o FNP, para flexibilidade.
O que influi no alongamento? A mobilidade articular (existem articulações que são mais móveis, outras menos), a elasticidade muscular, massa adiposa e a massa muscular e a elasticidade da pele (idosos que perdem a elasticidade da pele, tendem a ter a amplitude do movimento diminuída). Dentre esses quatro fatores, os dois primeiros são os que mais influem na flexibilidade.
O que controla a força e a velocidade de contração? Para treinar força, temos que diminuir a velocidade; e para treinar velocidade, temos que diminuir a força.
Tipos de contração
Contração isométrica ou estática; contração dinâmica (concêntrica e excêntrica).
Na fase excêntrica o consumo de oxigênio, o consumo de lactato e o gasto energético é menor. PORÉM os níveis de CK (marca a lesão muscular), após 1 ou 2 dias do treinamento, aumenta brutalmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário